Covid-19

COVID-19

Facebook

Facebook

|

EDITAL Nº 013/2024 Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários de ensino superior nas áreas de Pedagogia e Letras, no Município de Prado Ferreira

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Última Modificação: 09/05/2024 10:06:25 | Visualizada 107 vezes


Ouvir matéria

EDITAL Nº  013/2024

 

Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários de ensino superior no Município de Prado Ferreira, Estado do Paraná.

 

O MUNICÍPIO DE PRADO FERREIRA, pessoa jurídica de Direito Público, inscrito no CNPJ nº 01.613.136/0001-30, representado pela Prefeita Municipal, a Sra. Maria Edna de Andrade, no uso de suas atribuições legais, resolve:

 

TORNAR PÚBLICO

 

O presente edital, que estabelece as instruções destinadas à seleção e formação de cadastro de reserva para eventual e futura contratação de estagiários de ensino superior nas áreas de Pedagogia e Letras, para atuar no Município de Prado Ferreira/PR.

 

1. DAS VAGAS.

O processo de seleção regulado por este Edital destina-se a formação de cadastro de reserva, visando atender a necessidade da Administração Pública que surgirem no decorrer do prazo de validade do presente teste seletivo.

1.1. Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas que vierem a ser preenchidas por meio deste processo seletivo.

1.2. Ficam reservadas às pessoas com deficiência 10% (dez por cento) das vagas que vierem a ser preenchidas por meio deste processo seletivo, nos termos da Lei Federal nº 11.788/2008.

1.3. As vagas que eventualmente não forem preenchidas pelos candidatos descritos nos itens 1.1 e 1.2 serão destinadas à ampla concorrência, observada a ordem geral de classificação.

 

2. DA BOLSA AUXÍLIO.

O candidato aprovado fará jus à bolsa-auxílio no valor de R$ 935,00 (novecentos e trinta e cinco reais), além de R$ 15,00 (quinze) reais, a título de vale transporte.

 

3. DOS REQUISITOS PARA A ADMISSÃO.

3.1. Para ser admitido como ESTAGIÁRIO, o interessado deverá:

a) ser estudante do ensino superior nas áreas de Pedagogia e Letras, e possuir, no mínimo, dezesseis anos completos até a data da convocação para a função de estagiário;

b) ter disponibilidade de 06 (seis) horas diárias, de segunda a sexta-feira;

c) ter conduta compatível com o exercício das atribuições de estagiário do Município de Prado Ferreira;

 

4. DAS INSCRIÇÕES.

4.1. As inscrições serão realizadas do dia 10/05/2024 até 16:30 horas do dia 17/05/2024.

4.2. Para requerer sua inscrição, o candidato deverá comparecer até a sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua São Paulo, nº 191, centro, Prado Ferreira/PR, entre as 08:30 às 11:30 horas e 14:00 às 16:30 horas, e preencher o requerimento de inscrição, devendo apresentar:

4.3. Fotocópias da cédula de identidade e do CPF;

4.4. Comprovante de matrícula atualizado e compatível com o estágio pretendido.

4.5 Cópia do histórico de desempenho acadêmico completo (fornecido pela instituição de ensino onde o candidato encontra-se matriculado e cuja obtenção e envio até a data final da inscrição ficará sob sua exclusiva responsabilidade).

 4.6. É de responsabilidade do candidato a manutenção do e-mail e telefone atualizados, para viabilizar os contatos necessários.

4.7. A inscrição implicará o conhecimento e a aceitação das normas preestabelecidas do certame.

4.8. A constatação, em qualquer época, de ausência de convênio, de irregularidades, inexatidão de dados ou falsidade de qualquer declaração na inscrição, implicará a eliminação do candidato, cancelando-se sua inscrição e anulando-se todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo das sanções civis e penais cabíveis.

 

 

 

 

 

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO.

A seleção será realizada mediante:

5.1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 30 (trinta) questões de múltipla escolha e peso de 40 (quarenta) pontos, assim distribuídos:

 

Item

Área

Questões

Peso

Pontuação

1

Língua Portuguesa

10

1,00

10 pontos

2

Matemática

10

1,00

10 pontos

3

Informática

10

2,00

20 pontos

Total

30

 

40 pontos

 

5.1.1. Será considerado classificado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior à 10,00 (dez) pontos.

5.1.2. As matérias específicas de cada área de Pedagogia, Letras, serão avaliadas na forma do item 5.2 (avaliação de desempenho acadêmico do último semestre).

 

5.2. Avaliação de desempenho acadêmico, baseado na média aritmética das notas relativas ao último semestre (julho à dezembro de 2023), com peso de 60 (sessenta) pontos.

 

Item

Teste Seletivo

Questões

Peso

1

Prova Objetiva

30

40,00

2

Avaliação Desempenho Acadêmico

-

60,00

Total

 

100,00

 

 

 

 

 

5.3. Será publicado edital com a classificação final dos candidatos com base na soma dos resultados dos itens 5.1.1 e 5.2.

 

 

6. PROVA OBJETIVA.

6.1. A prova objetiva será realizada na data provável de 21 de Maio de 2024, em horário e local que serão oportunamente divulgados.

6.2. A prova objetiva terá duração de 2 (duas) horas;

6.3. Não será permitida nenhuma espécie de consulta durante a realização da prova;

6.4. O candidato deverá comparecer ao local designado, com no mínimo, 30 minutos de antecedência, portando: documento de identificação oficial com foto; caneta esferográfica da cor preta ou azul; comprovante de inscrição.

6.5. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que, além das demais hipóteses previstas neste Edital:

a) apresentar-se após o horário estabelecido para a realização da prova;

b) apresentar-se para a prova em outro local que não seja o previsto no Edital;

c) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

d) não apresentar o documento de identificação com foto para a realização da prova;

e) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

f) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos;

g) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (celulares, tablet, qualquer tipo de relógio, entre outros);

h) Estiver fazendo uso de bonés.

 

 

 

 

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS.

7.1. O Resultado final da seleção será publicado na data provável de 27 de Maio de 2024, mediante a publicação de edital que será disponibilizado no site oficial do Município de Prado Ferreira e afixação no prédio da Prefeitura Municipal.

6.2. O prazo de validade desta seleção pública é de 1 (um) ano, contado da data da divulgação do resultado final da seleção.

6.3. Os contratos de estágio terão validade de 12 (doze) meses, podendo haver prorrogação por igual período, no interesse da Administração Pública.

6.4. A inscrição implicará o conhecimento e a aceitação, por parte do candidato, do que determina as legislações vigentes de estágio e a este Edital.

6.5. A contratação de candidato aprovado dependerá da conveniência para o Município de Prado Ferreira.

6.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Prefeita Municipal.

6.7. Publique-se.

Prado Ferreira, 08 de Maio de 2024.

 

                                                                                              

 

 

            MARIA EDNA DE ANDRADE

                PREFEITA MUNICIPAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº: __________

 

Nome

 

RG

 

CPF

 

Data de nascimento

 

Filiação

 

 

 

Endereço

 

Email

 

Telefone

 

Área de formação

 

Instituição de Ensino

 

Atual Semestre

 

 

 

Prado Ferreira,         de___ _________ de 2024.

 

 

 

 
   

 

 

Assinatura do Candidato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE PESSOA PRETA OU PARDA

 

Eu,                                                                 ______________________           abaixo assinado(a), de nacionalidade_______    , nascido(a)   em      /          /          , no Município de                                               , UF                  , Estado Civil ________________            , residente ________________                             ______,Município de ________________________________, RG            n°_____________   , UF     , expedida em       /      /          , órgão expedidor____         e de CPF n°______________                   , declaro, sob as penas da Lei, que sou uma pessoa ( ) preta ( ) parda. Estou ciente de que, em caso de falsidade ideológica, ficarei sujeito (a) às sanções prescritas na Lei n° 2.651/2015, no Código Penal e às demais cominações legais aplicáveis.

 

 

Prado Ferreira,         de___ _________ de 2024.

 

 

 

 

 
   

 

 

Assinatura do Candidato

 

 

ANEXO III - REQUERIMENTO DE RESERVA DE VAGA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E/OU CONDIÇÕES ESPECAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

 

NÚMERO DA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO

 

NOME:

CPF Nº:

RG Nº:

TELEFONES:

 

ÁREA DO ESTÁGIO:

 

     

 

Declaro que sou pessoa com deficiência e desejo participar da reserva de vagas:

 

Possuo a seguinte deficiência:

(  ) Física        (  ) Auditiva         (  ) Visual        (  ) Mental             ( ) Múltipla

Em caso de múltipla, especifique:                                                                                                                             ____

Necessita de condição especial de atendimento e realização de prova? (  ) Não                 ( ) Sim

 

Caso sua resposta seja “Sim”, especifique:

 
   

 

 

 

Local eData:                                                                                         /       /2024.

 

 

 

 

 
   

 

 

Assinatura

 

 

 

ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

LINGUA PORTUGUESA

Elementos da comunicação. Funções da linguagem. Leitura e interpretação de textos: compreensão geral do texto, ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor, argumentação, elementos de coesão, inferências, estrutura e organização do texto. Gêneros textuais e tipologias textuais: aspectos formais, objetivos e usos. Ortografia. Questões notacionais da língua. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação das palavras. Classes de palavras: identificação, classificação, emprego e sentido que exprimem. Sintaxe da oração: período simples (termos fundamentais e acessórios da oração, tipos de predicado) e do período (período composto por coordenação e por subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência nominal e verbal. Crase. Pontuação e efeitos de sentido. Semântica: adequação vocabular; denotação e conotação, sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia, polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Coesão e coerência: elementos coesivos. Variação linguística e adequação ao contexto. As diferentes vozes presentes no texto: discurso direto, indireto e indireto livre.

 

MATEMÁTICA

Radicais: operações – simplificação, propriedade – racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução – problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contradomínio e imagem; Função do 1º grau – função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica – operações; Expressões fracionárias – operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1ª volta: seno, cosseno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume. Raciocínio Lógico. 

 

INFORMÁTICA

Conhecimentos sobre princípios básicos de informática, incluindo hardware, impressoras, scanners e multifuncionais. Conhecimentos sobre Segurança da Informação. Sistemas Operacionais Microsoft Windows XP, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. Teclas de Atalho do Windows e de seus aplicativos. Aplicativos do Microsoft Office 2007 e superiores (Word, Excel, Outlook e Power Point). Navegação na Internet (Navegador Internet Explorer 9, Mozilla Firefox 38, Google Chrome 43 e suas respectivas versões posteriores). Noções de segurança na internet. Noções sobre correio eletrônico.

 

 

 Galeria de Anexos

 EDITAL 013/2024

 Galeria de Fotos

 Veja Também

 Horário De Atendimento: De Segunda à Sexta-feira - Das 07:30h às 12h e das 13:30h às 17h.